inovação como diferencial

A indústria mossoroense vem investindo cada vez mais em inovação. Um exemplo é a Engepetrol, empresa prestadora de serviço à Petrobras, que tem desenvolvido um amplo trabalho no campo das inovações. Liderada pelo engenheiro mecânico, José Nilo Souza Júnior (foto acima, conversando com diretores da Fiern), a Engepetrol traz em seu currículo o reconhecimento regional e nacional pelo seu trabalho.


Segundo José Nilo, investir em inovação é de fundamental importância para a indústria, pois a coloca na vanguarda dos acontecimentos, e, portanto, ela ganha boa longevidade em relação ao mercado. “O cenário mossoroense vem melhorando muito, tudo está se modernizando. O Estado através da FAPERN (Fundação de Pesquisa à Pesquisa do Rio Grande do Norte) também vem se renovando e atendendo bem a demanda da indústria, isso revela uma nova face para a indústria norte-rio-grandense e para a brasileira” ressalta.


Com quase trinta anos de existência, a Engepetrol se destaca no mercado da inovação. A empresa é idealizadora de vários produtos que mudaram o rumo dos serviços prestados pela empresa. Mostra disso é que há aproximadamente quatro anos, a Engepetrol produziu o que foi chamado de solução para o mercado petrolífero: cabos de transmissão de dados de poços de petróleo, que deixaram de ser uma preocupação para quem os utilizava.

 

O objetivo do cabo é tornar a instalação dos sensores da captação de dados mais segura, sem falar no menor custo/benefício, o que torna o projeto ainda mais atrativo. Esses cabos já são utilizados por empresas prestadores de serviço à Petrobras no Rio de Janeiro, no Peru, Colômbia e Equador.


Além dos cabos de transmissão, a Engepetrol tem desenvolvido ao longo dos anos outros produtos inovadores para o mercado. É o caso do extrator para válvula que garante maior agilidade operacional e segurança durante a retirada de equipamentos de poços de petróleo ou água.

 

Essa invenção foi uma das vencedoras da etapa regional na categoria “Inventor Inovador” do Prêmio FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) no ano de 2010. No ano passado, a indústria mossoroense se destacou novamente. Desta vez, a Engepetrol foi selecionada pelo Edital de Inovação da FIERN (Federações das Indústrias do Rio Grande do Norte) pelo projeto que desenvolve a aplicação para imobilização de joelhos em situações emergenciais.
 
COLECIONANDO PRÊMIOS

Mil quinhentos e vinte e dois (1.522). Esse foi o número de empresas que concorreram em 2012 a 15ª edição do Prêmio SESI de Qualidade do Trabalho (PSQT), criado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e que estimula a incorporação da responsabilidade social pelo reconhecimento público das melhores práticas empresariais.

 

A mossoroense, Engepetrol, foi uma das 18 empresas vencedoras do prêmio nacional, pela concessão de aumento salarial de 5% aos funcionários que concluírem cada nível escolar. Isso permitiu elevar os lucros, a produtividade e o nível de satisfação dos empregados com a companhia.


No reconhecimento ao desempenho e qualidade do trabalho desenvolvido pelas empresas prestadoras de serviço a Petrobras, o “Prêmio Melhor Fornecedor Petrobras de Bens e Serviços 2011”, coroou a Engepetrol como um dos destaques da premiação, vencendo em duas categorias: “Fornecedor Regional de Bens” e “Apoio e Operação”.