um banheiro

diferente

O mundo está enfrentando um período onde a natureza tem sido muito maltratada e agredida, por vários atos humanos como queimadas, desmatamento ambiental entre outros. Essas e outras ações vêm comprometendo a vida saudável no planeta. Por essa razão, pessoas com uma responsabilidade social maior buscam formas para amenizar esse problema. Nos dias de hoje, o que mais ouvimos é sustentabilidade.


A inovação na área da sustentabilidade atingiu as universidades. A utilização de um banheiro feito totalmente de materiais recicláveis foi uma das apostas da professora Aridenise Macena para os alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doado pela empresa Forma Engenharia Impacto Protensão, o banheiro de plástico, como ficou conhecido, é uma aposta para atrair mais alunos do ensino médio para o curso de engenharia e uma tentativa de evitar a evasão de alunos que já estão na graduação. De acordo com a professora Aridenise, a intenção desse projeto é fazer com que os alunos aprendam, na prática, como funciona a montagem e a desmontagem do banheiro.


O banheiro de plástico é totalmente sustentável e pode ser utilizado em canteiros de obras. O projeto foi pensado para evitar que, em obras de grande porte, sejam construídos banheiros de alvenaria e, ao terminar a construção, eles sejam completamente destruídos. A intenção do banheiro é fazer com que não sejam perdidos tempo nem dinheiro com o uso de materiais que depois serão descartados. Outro grande benefício gerado pelo banheiro de plástico diz respeito à preservação do meio ambiente, tendo em vista que as placas utilizadas para a sua construção são totalmente recicláveis. “O banheiro é muito bom para ser utilizado em obras de estradas, porque como elas se deslocam, ele pode se deslocar junto com elas e evita que vários banheiros sejam construídos no decorrer da obra.”


A unidade pode ser facilmente transportada e sua montagem não requer mão de obra especializada, apenas com a visualização de um manual gráfico que acompanha o produto. A professora Aridenise pretende utilizar a experiência do banheiro de plástico para mostrar aos alunos como ocorre o processo de construção e de instalação hidráulica, já que o banheiro é completo, ele possui chuveiro, pia e vaso sanitário.


As placas que compõem o banheiro são feitas de plástico totalmente reciclável e de isopor, que garante uma melhor sensação térmica para quem usa o experimento. O custo para o projeto é em torno de 3 mil reais e o tempo de montagem do banheiro é de, mais ou menos 10 minutos. O projeto foi fundado com a parceria da Vale do Rio doce e CNPq e apresentado na Rio + 20, onde foi o vencedor do prêmio Finep de inovação da região nordeste.