o projeto

A série de reportagens "Caminhos do Seridó" nasceu das discussões teóricas e práticas durante as aulas da disciplina Radiojornalismo, do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró. Em uma das unidades da disciplina, os alunos teriam de produzir uma reportagem jornalística em áudio.

 

Depois de reuniões de pautas com toda a turma, um grupo decidiu produzir uma série de reportagem abordando o novo momento da indústria têxtil potiguar, iniciado após a criação do Pró-Sertão, programa que promete ampliar o número de facções têxteis no interior do Estado, assim como a quantidade de emprego gerada no setor.

 

Com a pauta definida, os alunos foram a campo investigar o assunto e conhecer as histórias de quem vive do ramo da confecção, na região do Seridó potiguar.

 

Mais que uma série radiofônica (exibida na Universitária FM e na 98 FM), os alunos conseguiram construir um especial multimídia, oferecendo ao leitor a informação em diferentes suportes, como texto, imagem e áudio.

 

Em quatro reportagens, os alunos abordam o desenvolvimento da indústria têxtil potiguar e sua participação na economia potiguar. A equipe percorreu municípios do interior do estado, em busca das histórias de quem faz parte de toda esta cadeia produtiva e dinâmica.

 

O trabalho contou com orientação do professor Esdras Marchezan.

 

A produção e técnica é de Jeane MeireMarcielly SouzaMoisés Elcio Silva e Luís Flávio Batista. Reportagens: Jéssica MafraEdja LemosJohnatan Cruz, Socorro Alves eVanessa d'Oliviêr.